Escoliose Idiopática

Escoliose Idiopática

A escoliose idiopática é uma alteração na coluna vertebral, caracterizada por uma curvatura tridimensional, é quatro vezes mais propensa a afetar as meninas do que os meninos, porém ainda não se sabe as causas do seu aparecimento.

Pode estar associada a fatores hormonais e/ou genéticos, entre outros que são investigados. Os exames clínicos e a radiografia podem estabelecer a existência e a extensão da escoliose. A curvatura pode variar de extremamente leve a grave, e pode ser em forma de “S” ou na forma de um “C”.

Uma curvatura de até 10° deve ser observada, curvas até 25° são tratadas com exercícios específicos diariamente, à partir de 25° até 50° é necessário associar ao uso do colete ortopédico tridimensional e curvas acima de 50° possuem indicação cirúrgica.

A fase de crescimento ósseo é o momento em que se deve manter o tratamento e também é a fase que a curva pode evoluir. Curvas acima de 50° no ângulo de Cobb podem continuar progredindo com o passar dos anos, trazendo complicações secundárias.

O tratamento precoce com exercícios e órteses tridimensionais pode impedir a progressão da escoliose, reduzir a curvatura e também irá melhorar a simetria corporal do paciente.

 

Para mais informações procure um médico especialista.